um blogue à deriva

24/03/12

restos

Nick Onken


"A vida é uma pilha de pratos a caírem no chão. Vai a gente muito devagar da sala à cozinha, com aquela loiça toda de dias, de semanas, de meses em equilíbrio uns sobre os outros, a tilintarem e a tremerem, mais dúzias de garfos e facas escorregando lá de cima, no meio dos restos de comida e dos restos de infância, de espinhas de peixe de pequenas mentiras e de folhas de alface de domingos felizes, e nisto, sabe-se lá porquê, os anos entortam-se, uma saudade escorrega, a minha mãe, muito nova, escapa-se-me das mãos, e atrás da minha mãe os anos da tropa, o liceu, a esposa do farmacêutico a chamar-me do primeiro andar e eu com medo, vai a gente com aquela loiça toda, cada vez mais precária, mais vacilante, mais oblíqua"

António Lobo Antunes

5 comentários:

  1. Para te dizer a verdade, eu quero que o António Lobo Antunes se foda. Gosto mais de ti. Muito mais, seguramente. Acrescento que aquilo que de melhor li dele foi uma crónica lá para casa do caraças em que mencionava a filha pré-púbere envergonhando-o no restaurante com perguntas sequenciadas:
    - o que é um homossexual?
    - e a transcendência?

    ResponderEliminar
  2. alexandra, se não estivesse assinado gostavas do texto?

    ResponderEliminar
  3. :)
    antes de ler o texto reteve-me a imagem que o antecede e, no meu mundo, o esmaga, até porque nunca tive uma máquina de lavar loiça.

    gostar do texto é uma coisa, reconhecer ao António Lobo Antunes a autoridade para a analogia, outra. E confiar na analogia, assinada ou não, outra ainda. Há muito que a literatura, a boa escrita, não sobrevive sem leitura crítica. Sem o mundo e experiências dos leitores diria que não vivem, sequer.

    eu nunca gostei que me dissessem que escrevo bem; em contrapartida, nunca ninguém me disse que lavo bem a loiça e eu lavo-a mesmo muito bem.

    ResponderEliminar
  4. pois eu gosto quando me admiro a gostar de um texto, tanto mais quando desprezo o autor. eu que não escrevo e lavo a louça mal e porcamente...

    ResponderEliminar

mês a mês